sexta-feira, 1 de abril de 2011

400 anos: conheça um pouco da história de Pão de Açúcar

Fundada em 1611, a cidade alagoano de Pão de Açúcar teve como seus primeiros habitantes os índios da tribo Urumaris, que, segundo conta a História, teriam sido expulsos pela tribo dos Chocós das terras da Ilha São Pedro, no lado sergipano do rio São Francisco, e começaram a habitar as terras da outra margem.

Segundo o secretário da Cultura, Turismo e Comunicação de Pão de Açúcar, Hélio Fialho, os Urumaris batizaram o lugar com o nome de Jaciobá, primeiro nome dado à cidade, que significa “Espelho da Lua” em guarani. “Conta a história que nas noites de luar as águas do rio São Francisco ficavam com um reflexo que fazia surgir um fio de cristal e os índios achavam o reflexo parecido com um espelho”, contou Hélio em entrevista ao Primeira Edição.

“A cidade poderia se chamar Jaciobá até hoje, seria mais histórico, mas, os portugueses chegaram e mudaram o nome. Lourenço José de Brito Correia chegou em Pão de Açúcar e começou a criar gado e a comercializar pau brasil. Ao contrário do que muitos pensam, a cidade nunca teve nenhum engenho de cana-de-açúcar, nunca houve essa cultura. O nome que a cidade tem hoje se deve ao fato da casa grande da fazenda do português ter sido construída próxima do morro, e olhando de longe parecia uma forma usada para clarear e purgar açúcar”, explicou o secretário.

Com a prosperidade da fazenda do português, Pão de Açúcar tornou-se vila e, no ano de 1877 foi elevada à categoria de cidade.

No dia 29 de janeiro de 1950, foi inaugurado o Cristo de Pão de Açúcar, semelhante ao monumento erguido no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. A obra é do escultor João Lisboa, nascido em Pão de Açúcar.

O Cristo mede 14,80 cm de altura com o pedestal, sendo a imagem de 10m. Do alto do Cristo pode-se ver toda a cidade e o São Francisco, além das diversas praias e a comunidade de Niterói, localizada na outra margem do rio, em Sergipe.

A população de Pão de Açúcar é formada pela mistura de índios e brancos, que viveram por muitos anos basicamente da pesca e da agricultura.

A visita do imperador Dom Pedro II
Um fato histórico destaque na cidade é a visita do imperados Dom Pedro II que pernoitou em Pão de Açúcar nos dias 17 e 22 de outubro do ano de 1859. Em seu diário de viagem, guardado no Museu Imperial, Dom Pedro conta sobre sua passagem e tece elogios à vila. “A vista do Pão de Açúcar é bonita”.

O imperador descreve como foi a sua chegada à Pão de Açúcar e relembra detalhes da recepção. “Cheguei por volta das 8 ao Pão de Açúcar. Receberam-me com muito entusiasmo e um anjinho entregou-me a chave da vila. Defronte desta povoação há uma grande coroa de areia, que me cansou atravessar e com a luz dos foguetes, que não têm me faltado por todo o rio”.

No diário, Dom Pedro descreve também o outro dia que esteve em Pão de Açúcar. “Acordei antes das 5, e pouco depois fui dar um passeio pela vila. A matriz é pequena, mas decente, só tem inteiramente pronta a capela-mor, o resto acha-se coberto. Há uma bela rua direita longa e muito larga, e outra perpendicular também direita, porém menos longa e larga. Só vi uma casa de sobrado, a da Câmara, onde me hospedei”.

O sobrado onde se hospedou o imperador Dom Pedro II será reformada, segundo afirmou o secretário Hélio Fialho, e será transformada em museu. “A atual gestão tem a preocupação de preservar a cultura e a história do município. Vamos reformar o sobrado e Pão de Açúcar terá mais um atrativo turístico, que contará um pouco da história do nosso país”.

Texto e fotos: Thayanne Magalhães

Um comentário:

Nanda Silveira disse...

Oi querida, dei uma olhadinha no seu blog e adorei tudo! Especialmente sobre a história do Pão de Açucar, pois sempre tive vontade de conhecer o Rio, e ainda não tive essa oportunidade... Bom, Gostaria de lhe propor uma parceria de blogs. Acabei de criar o meu, e sempre falo sobre o meio ambiente, animais e nossas belas florestas e lugares! Se você aceitar, eu posto notas de seu blog sempre que quiser, e vice-versa. Bom, pode entrar em contato comigo através do meu e-mail: nandinha_lalola@hotmail.com

meu blog é: http://oquehademaisbelo.blogspot.com/

Bjos querida.