quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Capelenses denunciam nomeação de parentes do prefeito nos cargos de secretários municipais

Segundo informações da fonte, enquanto os parentes de Adelminho Calheiros ganham cargos importantes, jovens estão desempregados

Durante esta semana, esta blogueira vem recebendo denúncias de moradores do município de Capela, inconformados com a nomeação de novos secretários municipais da cidade. Com medo de sofrer represálias, nenhum deles quis se identificar.

As denúncias dão conta de que os cargos têm sido ocupados por parentes do atual prefeito da cidade, Aldelminho Calheiros (PPS), que assumiu há prefeitura a pouco mais de um mês. “É um absurdo. Uma cidade inteira ser administrada por uma única família, tirando a chance de quem tem experiência política e administrativa, que estão perdendo a oportunidade de fazer algo de bom pela cidade. Estão perdendo os cargos para pessoas inexperientes e posso até dizer, fúteis”, protestou a fonte, moradora da cidade.

Segundo a fonte, a esposa do prefeito assumiu a Secretaria de Finanças, o noivo de uma prima assumiu a Secretaria de Educação, uma prima assumiu a Secretaria de Assistência Social e um primo renunciou ao mandato de vereador para assumir a Secretaria de Infraestrutura.

“Essas são as que eu sei. Não sei se existem mais parentes em cargos da prefeitura. Mas, em um mês, já tem esse tanto de gente, imagine até acabar o mandato. Só vai ter parente do Adelminho administrando a cidade”, opinou a fonte.

Esta blogueira tentou entrar em contato com o prefeito de Capela, mas o celular estava desligado.

Sobre uma possível acusação de nepotismo, a Prefeitura de Capela não pode responder por este crime, tendo em vista que a Súmula Viculante do Supremo Tribunal Federal (STF) de número 13, afirma que não o nepotismo não alcança estes cargos.

Apesar de não ser ilegal, para a grande parte dos cidadãos da cidade, não parece ético. Porém enquanto não for constada nenhuma irregularidade na gestão dos secretários municipais, o Ministério Púbico do Estado (MP) não pode intervir nas nomeações. Contanto que não afronte os interesses públicos e as ações sociais, o prefeito pode escolher qualquer pessoa da sua família para comandar as secretarias municipais.

Esta é a lei brasileira.

“Enquanto os parentes do Adelminho ocupam os cargos da prefeitura, a maioria dos jovens capelenses vivem ociosos, sem oportunidade de trabalho. Ao invés dele se preocupar em dar o ganha pão só para a família dele, deveria investir mais nas oportunidades de trabalho para o tanto de gente desempregada que tem na cidade”, apelou a fonte que fez a denúncia a esta que vos escreve.

E ao término dessa matéria, fica a pergunta: o que é nepotismo então?

Thayanne Magalhães

Nenhum comentário: