quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mostra de Astronomia homenageia o “pai da ciência modera”


A exposição Paisagem Cósmica está acontecendo no Maceió shopping até o próximo dia 25 de outubro. A ONU e UNESCO declararam 2009 como ano internacional da astronomia. A mostra de astronomia, realizada pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, faz parte das comemorações pelos 400 anos das primeiras observações telescópicas de Galileu Galilei, considerado o “pai da ciência moderna”.

Simone Barros, que faz parte do grupo de Astrônomos Amadores de Alagoas do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), falou sobre a importância de Galileu na construção científica. “Galileu foi quem começou a registrar as primeiras observações astronômicas através de uma luneta rudimentar que ele mesmo construiu. Essa exposição é composta por fotos selecionadas internacionalmente”, afirmou Simone.

A colaboradora do grupo, Nadja Nogueira, falou que apenas as pessoas mais interessadas no assunto é que se aproximam da exposição e que muitas pessoas sequer sabiam que havia um observatório astronômico em Alagoas. “O que mais chamou a atenção foi a surpresa das pessoas em saber que e, Maceió existe um observatório. A maioria diz que não sabem porque não há uma divulgação, mas a partir de agora vamos divulgá-lo”, disse.

Um fato interessante e que certamente poucas pessoas saibam, é que Alagoas ganhou este ano o prêmio 100HA de astronomia, porque tem o observatório com maior número de visitantes no mundo. “Nosso observatório, que fica localizado no CAGB e é mantido pelo Estado, foi o que fez mais observações com a comunidade em todo o mundo. Alagoas ficou em evidência na área astronômica e muita gente não sabe disso”, disse Simone Barros.

O Usina Ciência, do CEAAL, é um órgão sem fins lucrativos e fica sob os cuidados dos astrônomos amadores. Ele fica localizado ao lado do Colégio Batista. Simone informou que o Centro está à disposição dos estudantes. “Este espaço foi construído principalmente para atender a comunidade”, afirmou. Mais informações podem ser encontradas no site www.ceaal.org.br.

Thayanne Magalhães

Nenhum comentário: