quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Promiscuidade: adolescentes também são culpados?

Na última quinta-feira (9), uma denúncia anônima levou as polícias Civil e Militar junto com o Conselho Tutelar de União dos Palmares, a uma ‘confraternização’ que acontecia em um bar na zona rural da cidade, onde supostamente seria leiloada a virgindade de uma adolescente entre 15 e 16 anos. O fato chamou a atenção das autoridades e da sociedade, e as organizadoras da festa, Tais da Silva Costa, 23 anos, e Gisela Oliveira dos Santos, 28, chegaram a ser presas.

O Primeira Edição entrou em contato com as autoridades do município envolvidas nas investigações do caso, e questionou quais medidas de prevenção são tomadas para evitar esse tipo de crime, tendo em vista que a realidade da maioria das cidades do interior do Estado mostra que muitos jovens e adolescentes, por não terem oportunidade para o desenvolvimento, acabam caindo na promiscuidade.

O conselheiro tutelar de União dos Palmares, Anderson Austregésimo, disse em entrevista ao Primeira Edição que o órgão trabalha com campanhas de aconselhamento para pais e menores, mas que o fato da cidade ser grande, com cerca de 63 mil habitantes, e possuir apenas um Conselho Tutelar, dificulta os trabalhos. “Sentimos dificuldade por não atingir um maior número de jovens, que por conta da desestrutura da família, evasão escolar, uso de drogas, acabam se desvirtuando”, disse o conselheiro.

“Nós trabalhamos com a parte da defesa dos direitos da criança e do adolescente, e temos ligação com as escolas do município para promover as campanhas, principalmente em dias de combate, como o 18 de maio, contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, e essas são medidas de política pública, e é necessário trabalhar essas ações para orientar a sociedade”, conta.

Em relação às declarações dadas por uma das menores, que estaria se sentindo ameaçada pelas acusadas de promover a festa, que foram liberadas no último sábado (11), através de um alvará de soltura concedido pelo juiz Ygor Vieira de Figueiredo, o conselheiro disse que as adolescentes deverão ser ouvidas pelo juiz Bruno Acioly, já que a informação ainda não é oficial para os órgãos que investigam o caso. “Ainda não temos uma base sólida sobre essa informação passada pela menor. Mas é claro que diante das circunstâncias deve haver um medo por parte das vítimas. A notícia foi publicada ontem e hoje a polícia, o Conselho e a Justiça irão tomar as medidas de segurança”, afirmou Anderson.

O conselheiro disse que os trabalhos devem continuar e o envolvimento de mais pessoas neste caso está sendo investigado. “Cabe ao Conselho receber a denúncia e repassá-la para as autoridades responsáveis pelas investigações, polícias, juízes, Ministério Público, que investigam e prendem os envolvidos nos crimes”.

O delegado titular da cidade, Cícero Lima, passou a manhã trabalhando em outros casos e o Primeira Edição não conseguiu falar com ele.

A opinião dos jovens

O Primeira edição entrevistou algumas jovens que acabaram de passar pela fase da adolescência, para saber a opinião delas sobre o caso. Foi perguntado se elas acreditam que os adolescentes podem mesmo agir apenas por influência dos adultos para entrar na promiscuidade ou se por conta da desestrutura familiar e baixa renda, esse caminho seja inevitável.

A auxiliar administrativa, Andressa Araújo, de 22 anos, acredita que o fato do adolescente ser pobre, não ter uma base familiar, não é desculpa para partir para a promiscuidade. “Conheço muita filhinha de papai, em Maceió e no interior principalmente, que tem tudo, mas que só vivem em festas, bêbadas. Elas falsificam até a identidade para entrar em shows e boates. Não se deve só responsabilizar os adultos que estão com elas, porque elas estão lá porque querem na maioria das vezes”, opina a jovem.

Andressa acredita também que os pais deveriam prestar mais atenção nos seus filhos para evitar esse tipo de comportamento. “Acho que pai e mãe deveriam acompanhar a vida dos filhos, principalmente nessa idade. É claro que não dá para saber tudo o que eles fazem na rua, mas é preciso diálogo, regras. A boa educação começa dentro de casa, e acredito que é isso que falta para essas adolescentes, educação”.

A digitadora de programas sociais, Anne Karoline Soares, de 19 anos , é de Pão de Açúcar, e na opinião dela as adolescentes deveria ser tratadas pela Justiça também como culpadas. “É claro que o que aconteceu em União, de leiloar a virgindade, é uma falta de respeito com as meninas, mas elas também têm culpa, porque não foram para a festa obrigadas, acredito eu”, disse a jovem.

Sobre fato de serem pobres, ou por não terem uma base familiar sólida, Anne acha que isso não é desculpa para a má conduta. “Tem tanta gente sem pai e sem mão e se tornam grandes profissionais. Acho que esse caminho promíscuo é escolha própria, na maioria das vezes”.

A jovem disse ainda que a lei para adolescentes é injusta no Brasil. “A maior idade deveria ser dada aos 16 anos. Eles já podem até votar, escolher o futuro da nação, e porque não podem responder pelos seus atos, por crimes? A Justiça sempre passa a mão na cabeça”.

Diante das opiniões é possível julgar que a atual geração de adolescentes tem perdido muitos valores, entre eles a valorização da família. Diariamente podemos ver nas notícias as festas promovidas pelos jovens, envolvendo muitos adolescentes que usam drogas, fazem sexo sem responsabilidade e chamam isso de ‘viver a vida’. Nos sites de relacionamento também não é difícil encontrar fotos que retratam a banalização do corpo das meninas, a apologia ao uso excessivo de álcool.

Seria a hora de rever os deveres dos adolescentes, e não só seus direitos? Não defendendo o que se passou em União dos Palmares. A questão são os adolescentes que frequentam festas por conta própria, e não essas festas promovidas por adultos mal intencionados. A Justiça é mesmo eficaz nesses casos? É preciso prevenir, dar educação de qualidade e oportunidade para que esses jovens, principalmente do interior do Estado, possam seguir caminhos distantes da promiscuidade.

Thayanne Magalhães

Nenhum comentário: