quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Uma das escolas mais antigas de AL sofre com o descaso do Estado

Thayanne Magalhães

A Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho já foi uma das melhores de Maceió. Hoje em dia vive no descaso, com uma má infra-estrutura e falta de cuidados por parte do Governo Estadual. A direção da Escola e alguns estagiários conversaram com a equipe do Alagoas Agora e contou a situação em que se encontra o prédio, construído em 1877, para abrigar as mulheres e filhas dos homens que iam lutar na Guerra do Paraguai.

O estagiário de educação física,Thiago Lino, 22 anos, contou que os bombeiros estiveram na Escola em agosto para fazer uma vistoria nas árvores que estavam ameaçando cair por causa dos ataques dos cupins, mas, apesar de terem usado veneno para matar a praga, hoje, parte de uma árvore caiu em cima de uma das salas. Por sorte nenhum aluno estava no local no momento do acidente.


Os banheiros são sujos, o palco de mais de 80 anos nunca foi reformado, o bebedouro não funciona direito e a água se espalha pelas dependências do prédio. Além das salas mal cuidadas, com as paredes riscadas e sujas.

“Ontem os alunos tiveram que ser liberados mais cedo, porque a Escola está empestada de focos da dengue. Os agentes de saúde vêm aqui, mas os focos estão em lugares de difícil acesso”, contou o estagiário, que estudou no Bom Conselho desde 1995, época em que a instituição era cuidada pelas Irmãs Sacramentinas e era uma das melhores escolas de Maceió.

“Eu acompanhei toda a decadência do Bom Conselho. Depois que as Irmãs alugaram o prédio para o Estado, a Escola foi abandonada. Aqui aconteciam os melhores jogos internos de Alagoas. Tínhamos banda Macial, e todo mundo queria estudar aqui”, desabafou Thiago.

A atual diretora da Escola, Rosane Barbosa, diz que escolas estaduais próximas ao Bom Conselho têm investimento do Governo por serem patrimônio do Estado.

“O Bom Conselho não tem investimento do Governo porque funciona em um prédio alugado. Por isso esse descaso. Mas a nossa comunidade escolar está organizando um bingo de eletro - domésticos para arrecadar fundos e fazer algumas reformas na Escola. Apesar de não ser nossa obrigação, nós pensamos no futuro desses alunos que precisam estudar aqui”, disse a diretora.

2 comentários:

Bruh disse...

Ótimo o post, é uma vergonha saber que uma escola que já foi intitulada como uma das melhores, hoje sofre esse descaso.
Tá de Parabéns pela iniciativa do blog.

=)

Blog da Thay disse...

Obrigada! =D