segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Rio São Francisco reserva o 5º maior canyon do planeta; conheça.

Descoberto no ano de 1501, o Rio São Francisco reserva muito mais do que se imagina. Além das deslumbrantes paisagens, o Velho Chico também é guardião de muita História. Hoje, esta blogueira leva o leitor para uma viagem a uma das maiores belezas naturais do planeta, os canyons do São Francisco, o 5º maior do mundo e o maior navegável, formado por rochas areníticas que até parecem terem sido talhadas à mão.

Desde a sua margem, até durante todo o seu percurso, com 240 km de extensão, o São Francisco espalha sua beleza. Nascendo em Minas Gerais, o Velho Chico deságua em Alagoas e, é aqui no nosso Estado, na divisa com Sergipe, que se pode conhecer um dos seus pedaços mais deslumbrantes.

Por conta da força de suas águas, no início do século 20 foi construída a Hidrelétrica de Angiguinhos e, na década de 80, a de Xingó. Com o represamento das águas se formou um imenso e profundo lago, onde são realizados passeios de barcos entre o majestoso canyon, paredões esculpidos pela natureza, que chegam a 80 metros de altura.

Saindo da cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, esta que vos escreve passou por Xingó e chegou até o lago de onde saem os catamarãs que levam os visitantes para conhecer uma das maiores maravilhas do Nordeste. O passeio dura cerca de 3 horas e os visitantes se deslumbram com a imensidão do rio e suas belezas naturais.

No caminho é possível avistar a imagem do santo que dá nome ao rio, o São Francisco, que está em uma gruta no alto de um dos paredões dos canyons.

Ao chegar da Gruta do Talhado, local que recebeu esse nome por parecer ter sido esculpida à mão, os visitantes podem mergulhar no rio e aproveitar para andar de canoa até embaixo da grota, onde não é permitido nadar por conta da profundidade.

Uma atração a parte é a placa que diz “Porto de Brogodó”, já que no local foram gravadas cenas da novela “Cordel Encantado” da Rede Globo e, na Grota do Talhado o rei de Seráfia, Augusto, desembarcou quando chegou ao Brasil.

E assim o Blog da Thay sugere a visita a mais uma de nossas belezas naturais, que estão perto de nós, alagoanos, e podem ser visitadas com um baixo custo. Conhecer Alagoas vale a pena. Um estado rico em História e natureza deslumbrante, do Litoral ao Sertão.

Texto e fotos: Thayanne Magalhães

Nenhum comentário: