quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Artigo: O Dia Internacional da Tolerância e a terra da intolerância

No ano de 1995, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 16 de novembro como sendo o Dia Internacional da Tolerância. O assunto é um das mais comentados em redes sociais e, diante da violência que se instala no estado de Alagoas, seria um bom assunto para ser discutido pelas pessoas que almejam viver em um ambiente de paz e tranquilidade.

Diariamente são registrados homicídios cometidos por motivos banais, brigas, bebedeiras. A morte violenta tem se tornado cada vez mais comum. Cadáveres viram atrações para crianças assistirem e se divertirem com as cenas lamentáveis, provocadas pela intolerância de um povo visto pelo resto do país como “brabos”, intolerantes.

O intuito da ONU, ao estabelecer a data, foi de reafirmam a “fé nos Direitos Humanos fundamentais” e na dignidade e valor da pessoas humana. Também poupar as novas gerações das guerras por questões culturais, incentivando a prática da tolerância, convivência pacífica.

E se volta ao assunto Alagoas. As diferenças culturais, opção sexual. Além de ser o estado com maior índice de homicídios, o nosso estado também é o que tem o maior registro de crimes homofóbicos. A intolerância contra as diferenças também faz com que a violência tome proporções cada vez maiores e os casos de assassinato sejam registrados diariamente.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, direito à liberdade de opinião e expressão. Orienta também que a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre nações, grupos raciais e religiosos.

Mais um ponto a ser discutido: a educação. Em Alagoas, mais especificamente em Maceió, nos últimos meses foram registrados casos de violência nas escolas. Estudantes que flagrados armados, se divertem filmando e postando na internet cenas lamentáveis de brigas com agressões físicas e verbais. O local onde se deveria aprender a ser tolerante, vira palco de constantes registros de violência gratuita.

Por onde começar a combater a intolerância? Levando em consideração que a grande maioria dos envolvidos nos casos de violência são pessoas de classe desfavorecidas, este fator poderia explicar a aparente "despreocupação" das autoridades em correr contra o tempo e começar imediatamente a combater o aumento da violência?

O tema é questionável, diariamente discutido nos veículos de comunicação, redes sociais, nas conversas dos que sofrem com o problema. Seria esta a resposta então? Apenas quem está a mercê da violência motivada pela intolerância é quem se preocupa em encontrar solução? Hoje é o dia para se pensar a respeito.

Thayanne Magalhães

Nenhum comentário: