segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nosso mundo - NOSSO.


Este é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastante, a primeira vez, sempre a última chance... ♫ ♪ As músicas de Renato Russo... sempre tem uma que combina com o momento ou fase da vida. Hoje é segunda-feira, 1º de novembro, véspera de feriado – tinha uma segunda no meio do feriadão! hahahahaha! Aqui estou, na redação, escrevendo as notícias factuais do dia, e me deparo diariamente com banalidades, mortes precoces, juventude perdida. Viver é tão bom, é tão instigante, tanto a se fazer, que acho que chegar à velhice ainda é pouco! Tem que ter algo mais depois.

Em menos de duas horas de início de expediente, já dois casos de violência em Maceió. Uma, o neto tenta matar a avó porque ela negou dinheiro para ele comprar drogas. Pois é, o neto tentou matar a avó com uma peixeira porque queria nóia. Como chegamos a este ponto e nem percebemos? Como ver, ouvir, presenciar esse tipo de coisa e fingir que não é comigo? Esse é o nosso mundo! Somos nós. Onde isso vai parar? Existem culpados? O sistema? O capitalismo? O marginal que não teve acesso è educação? O político que só pensa em engordar sua conta no banco? É minha culpa, porque não faço nada para tentar mudar?

O segundo caso, mais um cara de seus vinte e poucos anos, assassinado por outro cara novinho. Os motivos são sempre os mesmos. Já posso até deixar o lide das minhas matérias pronto – mais um jovem é assassinado em Maceió por envolvimento com crime, ou por ser usuário de drogas - hahahahahaha! Não! Não tem graça. Onde isso termina, onde isso vai parar? Quando a vítima for meu irmão? Quando for seu filho? É preciso revoltar-se!

Agora deixa eu voltar ao trabalho! Foi só uma pausa para a reflexão. Todos os dias eu tenho que escrever uma história bem parecida, quase sempre com o mesmo final dessas duas que falei, que acabaram de acontecer, hoje. E mesmo sabendo que nem tão cedo vai mudar, eu não consigo fingir que não é comigo. Não pode deixar que se torne banal, rotina, cotidiano. Não tem que ser assim.

Thayanne Magalhães

2 comentários:

Pri disse...

Encontrei seu blog no site "euconfesso.com". Gostei bastante dos seus escritos.. espero que seu romance dê certo e que as reportagens sejam mais positivas!! Abraço!

Blog da Thay disse...

hehehehehe! O romance já era! Pelo menos esse do post! E as reportagens, infelizmente tenho que tratar de tudo, e muitas vezes as coisas não são como gostaríamos. A tal realidade. Beijão querida!